quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Excesso de chuva

A quarta-feira foi de muita chuva no Sul do país. Em Iraí, no norte do Rio Grande do Sul, o volume chegou aos 103 milímetros. Os temporais dos últimos dias têm causado muito prejuízo para os gaúchos.

Os 11 mil frangos do aviário em Ri Azul, no norte gaúcho, morreram afogados. Eles seriam entregues nesta quinta-feira para o frigorífico. A perda das aves na granja do produtor Nelson Presoto também foi significativa. Oito mil frangos morreram com a enxurrada.

“Não parava mais de vir água. Parecia que vinha dilúvio”, disse seu Nelson.

Na tarde da quarta-feira foram localizados os corpos dos dois agricultores que morreram afogados no município de Vale do Sol, na região central do Estado. O nível do Rio Taquari já baixou deixando visíveis os estragos nas lavouras de fumo. Plantações inteiras foram arrasadas bem na época da colheita e não há mais tempo para reiniciar o plantio.

“O senhor imagina quanto eu tenho de dinheiro colocado na terra e agora olha tudo só lodo, só barro e só lama? Não tem o que fazer”, lamentou o agricultor João Tadeu da Rosa.

O excesso de chuva também prejudica a produção de hortaliças. No município de Santa Cruz do Sul, no centro do Estado, o tempo nublado diminui o crescimento das plantas. A umidade em excesso ainda enfraqueceu folhas e raízes.

O prejuízo foi grande também para a produção de alface. O excesso de chuva fez as folhas apodrecerem. A única solução para os agricultores é fazer novamente o plantio, mas, para isso, o tempo também tem que colaborar.

No trigo a preocupação é com as lavouras que estão prontas para a colheita. Em algumas propriedades o cereal está rebrotando. É sinal de prejuízo com a perda de qualidade.

“Foi feito o tratamento de semente. Foi usado inseticida para as pragas. A minha parte foi feita, mas a natureza não se controla”, falou o agricultor Rivadal Polidoro Pinto.

FONTE: Globo Rural

Nenhum comentário: