terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Suinocultura

Texto: Sebastião Nascimento

No meio das notícias ruins e boas que chegam do campo desembarca uma muito promissora. Os EUA anunciaram que vão comprar carne suína de Santa Catarina. A comunicação foi feita por autoridades daquele país ao governador do Estado, Luiz Henrique. "Este é o primeiro passo para a concretização da venda de carne suína para o mercado mais exigente do mundo, afirma o governador".É voz corrente entre produtores e as indústrias que os EUA são uma espécie de porta para a entrada em mercados mais exigentes, como o do Japão.
Santa Catarina é o maior Estado produtor de carne de porco do Brasil. "Plantamos por longa data esse novo status sanitário. Agora vamos colher os seus frutos", comemora o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Volmir de Souza. Ele adiantou que a notícia trouxe muita alegria ao campo, pois o mercado exportador engasgou nos últimos meses, principalmente após a Rússia diminuir as compras.Em 2008, o Brasil exportou um total de US$ 1,5 bilhão de carne suína. A expectativa é de não repetir essa cifra em 2009.
Agora os EUA vão enviar seus representantes para a vistoria na agroindústria. Um procedimento menos penoso e mais rápido, segundo especialistas do setor.

FONTE: GLOBO RURAL

Nenhum comentário: