terça-feira, 28 de outubro de 2008

Produção de crisântemos

Agricultores que plantam crisântemo da região de Mogi das Cruzes, em São Paulo, estão prontos para abastecer o mercado no Dia de Finados. Boa parte da produção vai para o Sul do país.

A capacidade das estufas do floricultor Edson Tikayuki está esgotada. Os vasos de crisântemo, flor mais procurada no Dia de Finados, ocupam cinco mil metros quadrados do sítio em Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo. Só desta propriedade sairão 60 mil vasos da flor em várias cores, como vermelha, rosa e branca. A área de quatro mil metros quadrados foi reservada apenas para a flor mais vendida na cor creme.

O trabalho é intenso para garantir as entregas. “A previsão é de chuva, o que complica, mas faz o dia-a-dia da gente”, falou seu Tikayuki.

O crisântemo em vaso é o que faz mais sucesso no mercado. A procura aumenta mais de 300% nesse período em relação aos outros meses do ano. Mas mesmo os produtores que investem em diferentes formas de cultivo da flor têm boa expectativa para este feriado.

As vendas do crisântemo de corte aumentam cerca de 25% na época de finados. A produção de mudas começa no mês de julho para que até o dia dois de novembro os canteiros estejam completamente floridos.

O crisântemo tradicional, na cor branca, já está no ponto de colheita. Até o final de outubro outras variedades da mesma planta devem terminar de florescer em outro sítio também em Mogi das Cruzes. O crisântemo olho de gato e o conhecido como margarida fazem sucesso entre os clientes do agricultor Renato Hagio. Como a qualidade do crisântemo é boa nesta safra, a expectativa é vender pelo menos três mil maços da flor para este Dia de Finados.

“A expectativa é que a gente tente encaixar toda a produção”, falou seu Renato.

No caso do crisântemo de corte, a caixa com 1,4 quilo da flor é vendida por R$ 8,00, mesmo valor do ano passado.

FONTE: Globo Rural

Nenhum comentário: