sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Congresso de Fruticultura: Normas de produção integrada no mercado europeu

As exigências do mercado europeu foram analisadas no painel Qualidade da fruta brasileira - produção integrada no Brasil, nesta quinta-feira (16/10), no 20º Congresso Brasileiro de Fruticultura, no Centro de Convenções de Vitória/ES. A partir de 2009, a União Européia pretende unificar normas para a produção integrada.

oas práticas agrícolas, bem-estar animal e certificação são alguns dos pressupostos do sistema de produção integrada valorizados pelos consumidores europeus. O pesquisador Rozalvo Andrigueto se especializou no processo europeu, na Universidade de Lérida, na Espanha.

As pesquisas estenderam-se também a outros países, como França, Itália e Portugal, onde a segurança dos alimentos e a preservação do meio ambiente têm destaque junto aos consumidores. Na palestra Situação Atual e Perspectiva da Produção Integrada na comunidade Européia, Andrigueto apresentaou os resultados do estudo.

FONTE: MAPA/EMBRAPA

Um comentário:

ஜ ηє ஜ disse...

O Brasil apresenta excelentes condições para se tornar um dos maiores pólos produtivos de frutas tropicais para o mercado mundial. Seu clima permite a produção de todos os tipos de frutas tropicais e algumas delas proporcionam mais de uma safra por ano.
Contudo, para que essa perspectiva se realize é necessário que o complexo brasileiro supere uma série de dificuldades que incluem:

- A falta de uma política de defesa fitossanitária em âmbito nacional.

- A carência de infra-estrutura organizada para as frutas, abrangendo transporte e armazéns frigorificados, critério e crédito para comercialização e armazenagem.

- O sistema tributário da produção, notadamente na que se refere a ICMS para movimentação entre estados brasileiros, só para citar alguns problemas.